Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O planejamento

O PLANEJAMENTO

“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.”
Provérbios 19:21

lista-ano-novo1

Sonhar faz parte da natureza humana. Uma criança sonha com um brinquedo que não tem. Um jovem sonha com sua carreira profissional. Um adulto sonha com um grande amor. Uma pessoa de meia idade sonha fazer uma viagem inesquecível. Um idoso sonha com uma aposentadoria que o possa lhe dar conforto. Cada um de nós sonhamos com objetos, posições na sociedade, pessoas, circunstâncias que acreditamos proporcionarão satisfação e bem estar em nosso interior, quando o desejo for realizado, em algum momento de nossa existência.

O escritor Mário Quintana disse que Sonhar é acordar-se para dentro. Quando sonhamos percebemos que vivo estamos, acordamos para a vida, olhamos para nós mesmos e percebemos que podemos despertar de nossa inércia na direção daquilo que imaginamos possa vir acontecer. Se pesquisarmos na “internet” sobre o tema “sonhar” muitas serão as discussões poéticas, filosóficas, psicológicas, religiosas que envolvem o sentido que esta palavra desperta em nós humanos, cada uma observada sobre a ótica de quem as defende.

O sábio Rei Salomão experimentou em sua existência um grande conhecimento que veio sobre ele, a partir da submissão que ele tinha em relação ao Deus de seus antepassados. Seu pai o Rei Davi, viveu a experiência de uma vida com Deus, desde o tempo que era um simples pastor de ovelhas, até chegar ao trono da nação israelita. Salomão recebeu de seu pai Davi, a incumbência de construir um templo, bem como governar um povo inconstante diante de Deus; e fez isto considerando seu temor, sua obediência em relação a Deus. Uma dependência, e relacionamento que lhe proporcionaram muita sabedoria, bem como um reinado abençoado.

Salomão sabia que todo seu planejamento para o futuro daquela nação israelita seria infrutífero, se não estivesse com sua vida interior nas mãos do Criador do Universo, o Deus de seu povo, o Deus da Bíblia, o nosso Deus pessoal em nossos dias.

Neste sentido Salomão tinha em seu coração o ensinamento que o conduziu a realizar seus sonhos, registrado no livro de Provérbios capítulo 16, verso 3: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.”

gracadedeusnatalman

Sermos bem-sucedidos naquilo que sonhamos é possível, desde que primeiro, estejamos conectados com Deus, nos relacionando com o Criador do Universo de forma real, pessoal, por meio de oração, tendo comunhão diária com o Eterno, sendo submissos à Sua Vontade, expressa na Bíblia, a Palavra de Deus.

 Se você parar para fazer uma análise do que foi sua vida até hoje, poderá se deparar com diversas possibilidades, algum sonho que planejou deu certo, algumas circunstâncias não planejadas, vieram acontecer em sua existência para o seu bem, e você não esperava por elas, algumas outras tentativas foram frustradas, e por mais que você havia planejado, lutado, se esforçado a vida não lhe foi feliz com aquilo que você sonhou acontecer.

A questão que devemos entender que podemos viver esta vida conectados com Deus, ou não. Quando estamos conectados com Deus, em comunhão total com o Senhor, por meio de Jesus Cristo, certamente iremos trabalhar muito, nos esforçarmos para realizarmos sonhos, para conquistarmos uma vida de conforto, bem estar material nesta existência, porém a diferença primordial é percebermos que por mais que sonharmos, pensarmos em nosso futuro, o que nos fará feliz não será o que viermos a conquistar, mas a própria bênção de estarmos unidos com o Senhor.

the-road-to-black-and-white

As conquistas nos motivarão para frente, mas o sentido da vida, o significado da felicidade humana é alcançado quando entendemos claramente quem é Deus, e que podemos nos comunicar com Ele, por meio da oração, quando percebemos que não estamos sozinhos na jornada cristã, quando compreendemos que mesmo que nossos sonhos planejados não se concretizem como nós o idealizamos previamente, ainda assim Deus na sua bondade, misericórdia nos conduzirá para seu propósito, porque como nosso Pai, sabe o que é melhor para nós.

workers-compensation-2

Reflita: Tenho sonhado com meu futuro? Tenho planejado algo para minha vida? É muito bom sonhar, lutar pelos seus sonhos e ideais. Não sonhe sozinho, permita uma vida de comunhão com Deus, em oração. Se você consagrar seus sonhos, ideais, tudo o que faz para Deus, considerar uma vida de comunhão com o Eterno em seu planejamento, certamente, Ele, como Pai Celestial irá te conduzir o teu coração, a tua vida para você ser feliz hoje, antes do plano se concretizar, e te conduzirá também para que o propósito Dele, em conjunto com o que você imaginou previamente, possam lhe fazer feliz no futuro. Viva com Deus. Planeje seu futuro, considerando Deus em seu caminho. Deus te abençoe em todos os seus sonhos!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *