Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A insônia

A INSÔNIA

“Não consigo dormir; tornei-me como um pássaro solitário no telhado.”
Salmos 102:7

pardal-boa

Este é um salmo de lamentação que registra a aflição de alguém que sofre por perseguição de seus inimigos. O salmista utiliza o mesmo padrão de pedido de socorro utilizado no salmo 13:1 “Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto?”, começando o salmo 102, versos 1 e 2, com o mesmo tipo de pedido: “Ouve a minha oração, Senhor! Chegue a ti o meu grito de socorro! Não escondas de mim o teu rosto, quando estou atribulado. Inclina para mim os teus ouvidos; quando eu clamar, responde-me depressa!”

 No século XXI muitas pessoas vivem o drama de não conseguirem dormir, tendo noites mal dormidas, ou, mesmo precisando da ajuda de remédios para poderem acalmar sua mente e pensamentos, e não ficarem preocupadas com o dia de amanhã, conseguindo ter uma noite de sono restaurador.

insonia-jpg

Interessante que o fato de não conseguirmos dormir corretamente, por ficarmos preocupados com tantas coisas que nos atormentam o pensamento, não é algo novo, mas o salmista já registrava na Bíblia suas preocupações, angústias, ansiedades em relação às dificuldades de sua época e no salmo 102, compara a sua insônia, com aves solitárias, no verso 6 e 7: “Sou como a coruja do deserto, como uma coruja entre as ruínas. Não consigo dormir; tornei-me como um pássaro solitário no telhado.”

Em muitas ocasiões em nossa existência poderemos nos sentir como “este pássaro solitário no telhado”, esperando por mudanças de circunstâncias, de situações negativas que estamos vivenciando, clamando por socorro para Deus que certamente poderá nos socorrer, nos dar a melhor resposta para as angústias de nossa alma.

Depression and insomnia- young woman sitting on bed

No desenvolvimento deste salmo, o escritor registra no versículo 17: “Responderá à oração dos desamparados; as suas súplicas não desprezará”. Nosso Deus, que é um Deus pessoal, em quem confiamos está vendo nossas necessidades, estará também respondendo nossas orações, nossas súplicas serão atendidas pelo Criador, segundo sua Soberana Vontade.

Temos esta segurança de confiarmos em Deus, podendo orar, colocar nosso sofrimento, nossas dificuldades diante do Criador, mas também colocar nossos projetos, nossa vida para Deus cuidar. Nunca estaremos sozinhos na jornada cristã, se crermos em Jesus como nosso Salvador pessoal, seguirmos os passos do Mestre, realizarmos à vontade de Deus, expressa na Bíblia.

oracao4

Apesar das circunstâncias difíceis que poderemos vir a enfrentar, ainda assim poderemos desfrutar da bênção do sono restaurador, conforme o próprio livro de salmos nos ensina no Salmo 4: versos 6 a 8: “Muitos perguntam: “Quem nos fará desfrutar o bem? ” Faze, ó Senhor, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto! Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho. Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.”

O Salmo 4 também começa descrevendo a angústia do salmista e o pedido de socorro ao seu clamor, mas finaliza com a certeza da paz depositada em Deus, da paz que desfruta aqueles que entregaram sua vida para Jesus, que seguem nosso Salvador e Senhor, que vivem uma vida para agradar a Deus, para a Glória de Deus.

Nunca estaremos imunes, ou blindados às lutas, aos problemas e tribulações possíveis nesta vida e existência passageira, porém se estivermos conectados, ligados em plena comunhão com o Senhor das nossas vidas, poderemos desfrutar da alegria de Deus em nós, alegria maior daqueles que têm o melhor que este mundo pode oferecer, e apesar das situações negativas, das dificuldades, poderemos orar, pensar em Deus, saber que Ele está nos ouvindo, nos protegendo, aliviando às nossas dores, acalmando nossa tempestade, e permitindo que tenhamos uma noite de paz, de bênçãos com um sono restaurador.

sonorestaurador

Reflita: Não viva angustiado. Não viva preocupado com tantas coisas que você tenta resolver sozinho, apenas pelo seu próprio esforço humano. Deposite sua confiança, sua fé, sua vida nas mãos de Deus, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor. Viva uma vida diferenciada, uma vida plena de alegria, de paz em seu coração, uma vida que você desfrute das bênçãos de Deus, e também de uma noite de sono restaurador, na certeza, na segurança que Deus ouviu sua oração e você poderá descansar.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *