Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A ocupação

 A OCUPAÇÃO
“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”
Filipenses 4:19
Por que andas tão preocupado e ansioso?
preocupado
Passamos em alguns momentos de nossa vida por dificuldades, tempestades da vida que nos deixam preocupados. É natural que sintamos, algumas vezes, medo do amanhã, do que virá.
Existem momentos em que a tempestade parece não acabar e ficamos desanimados.
O que é preocupação?
Basicamente preocupação pode ser definida como uma “ocupação antes do tempo”. Nossa mente fica ocupada, preenchida, sobrecarregada de situações, circunstâncias da vida, problemas diversos que nos levam a uma confusão mental, e com isto dificuldades para enxergarmos nossa realidade e tomarmos decisões e atitudes corretas hoje.
O que te preocupa hoje?
Uma enfermidade sua ou de algum familiar ou amigo, a falta de emprego, suas dívidas, um relacionamento não correspondido, suas cobranças em relação a namoro e casamento, seu ambiente de trabalho que é pesado demais, as cobranças de sua família em relação a sua vida pessoal, seu casamento, sua família, seus filhos, sua empresa, o projeto atual que você está inserido, seu novo projeto, sua igreja, seus estudos, seus amigos do colégio ou da faculdade, um sonho não concretizado, seu futuro incerto ou outra coisa qualquer que não está nesta lista.
pensamentopreocupado
Ufa, quanta coisa podemos pensar e nos preocupar !
O que é ansiedade?
Basicamente ansiedade pode ser definida como uma “mente dividida”.
Uma mente dividida entre nossa realidade presente e nossas expectativas em relação ao nosso futuro.
Quando estamos ansiosos nossa mente sofre, nossa visão da realidade fica distorcida, nos cansamos e nos estressamos facilmente, porque imaginamos situações de futuro que muitas vezes nem irão acontecer e já nos cansamos por antecedência. Quando vivemos sob o domínio da ansiedade, carregamos diariamente um fardo muito pesado.
A ansiedade e as preocupações do dia de hoje são as vilãs que roubam a alegria de nossas vidas.
depressaotristeza
É como se estivéssemos participando de uma maratona (“a maratona da vida”) em condições desiguais. Os outros corredores estão livres, apenas usando suas roupas esportivas, tênis adequado.  Os corredores que representam os ansiosos e preocupados, estão correndo com roupas inadequadas, por exemplo, correndo de terno e gravata e ainda carregando uma mala com um peso adicional.
É uma corrida desigual e que só traz prejuízos para quem se encontra nesta situação de preocupação e ansiedade.
insonia-jpg
A estatística comprova que 90% das nossas preocupações não se concretizam.
Uma série de doenças e síndromes estão surgindo em função das preocupações e ansiedades do homem do século XXI. Ninguém está imune a preocupações e ansiedades.
Como agir diante das nossas preocupações e ansiedades?
Como resolver e viver feliz, correndo a corrida da vida, em meio as tempestades que virão sem estar vestido com roupas inadequadas ou carregando um peso desnecessário?
O texto descrito de Filipenses 4:19 (“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês“) nós dá a principal resposta e direção para nossas vidas.
lista-de-problemas
Destaco abaixo alguns pontos para refletirmos:
1. Precisamos entregar nossas vidas a Deus. Não existem atalhos, não existem caminhos paralelos para se alcançar a paz e felicidade suprema.
2. Deus estará no controle de sua vida. Você poderá se relacionar com Ele, conversar com Ele em oração, agradecer por tudo que tem até hoje e também poder entregar seus pedidos, suas dificuldades para quem pode realizar todas as coisas segundo sua Soberana vontade.
3. A consequência imediata de entrega de nossas vidas para Deus é que temos a certeza que não estamos sozinhos, nossos problemas, dificuldades, preocupações, ansiedades, nosso fardo diário poderão ser entregues a Deus em oração, poderemos conversar diretamente com Deus e correr a corrida da vida livres e com livre acesso a Deus. (No exemplo da maratona da vida, explicado anteriormente, é como se Deus fosse nosso técnico e treinador e entregássemos para Ele as nossas roupas inadequadas, vestíssemos as roupas sugeridas pelo nosso técnico, entregássemos nossas malas e pesos adicionais para nosso técnico tomar conta e resolver e assim estaríamos livres para correr, e durante a corrida se precisássemos de alguma orientação teríamos com quem conversar).
4. O texto finaliza dizendo que todas as nossas necessidades serão supridas. Confiando em Deus, nossas mentes ficarão em paz, pois teremos a certeza que Ele suprirá tudo aquilo que precisarmos. Deus te conhece e quer te abençoar, quer suprir suas necessidades, ajudá-lo na caminhada da vida.
5. Com Deus ao nosso lado e controlando aquilo que não conseguimos controlar, teremos paz e tempo de agir, correremos a vida livres e sem pesos adicionais.
por-do-sol-das-nuvens-k
Reflita: O que ocupa o meu pensamento? Deus te abençoe hoje, permitindo que você entregue sua vida para Ele controlar tua mente, teus sonhos, teus projetos, te ajudando, abençoando a fim de que você tenha paz e livre acesso ao trono de Deus. Tenha um dia alegre, livre de ansiedades e preocupações desnecessárias.
Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *