Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A união

A UNIÃO

“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!
É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.”
Salmos 133:1-3

bencao1

 Este salmo atribuído a Davi é um cântico de degrau ou peregrinação do povo de Deus, caminhando em direção à cidade de Jerusalém, em um dia das festas israelitas. De acordo com a lei mosaica, os judeus deveriam se dirigir ao Templo de Jerusalém, pelo menos em uma das grandes festas anuais, com a finalidade de adorar a Deus. Caravanas eram formadas e vinham dos mais distantes pontos de Israel em direção ao Monte Sião, a cidade santa de Jerusalém. Enquanto caminhavam, eles cantavam os salmos de romagem, como este salmo 133, unidos na fé que possuíam, conectados com Deus.

peregrinac3a7c3a3o-3

A união do povo de Deus, representada pelo sincronismo e harmonia perfeita do óleo derramado:

Este salmo descreve a união do povo de Deus. Os sacerdotes que conduziam o povo haviam sido anteriormente ungidos com óleo perfumado, como símbolo da bênção do Senhor sobre a função que exerceriam. Davi descrevia que esta unidade do povo de Deus seria abundante, como o óleo derramado, que escorria da cabeça à barba e à veste de Arão, num perfeito sincronismo, num movimento contínuo, ininterrupto. O sacerdote Arão era um símbolo para os sacerdotes israelitas que conduziam o povo.

 Palavras abençoadoras que servem tanto para aquela época, como para serem aplicadas às nossas famílias nos dias atuais e à Igreja do Senhor. Quando estamos em união, pelo mesmo propósito santo, conectados com Deus, por meio do nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo, há alegria em nossa casa, há alegria na Igreja do Senhor, como o óleo derramado sobre à cabeça de Arão e chega até a orla dos seus vestidos, assim é a bênção de Deus derramada sobre uma família da Aliança Eterna, uma família escolhida por Deus, assim também é a bênção de Deus derramada sobre sua Santa Igreja, vitoriosa, representada pelo Corpo de Cristo, e que proclama o evangelho da Graça, o evangelho que descreve a salvação de nossas almas, a salvação eterna preparada por Deus para aqueles que confessam e creem em Jesus Cristo como Senhor de suas vidas.

alegrianosenhor

A harmonia dos céus é representada na terra, por uma Igreja unida, conectada com Deus, sincronizada com a Palavra de Deus.

A união do povo de Deus, representada pela abundância de água que era produzida pelo orvalho sobre o Monte Hermom:

Esta grande montanha, situada ao norte de Israel, recebia muita água que fornecia umidade às terras ao seu redor. Assim, também é a bênção de Deus sobre sua Igreja, sobre as famílias da aliança, do pacto da Graça, quando Deus vê a unidade do seu povo, quando o Senhor da Igreja verifica que seu povo caminha em alegria, em comunhão com Ele, e também entre si, lutando pelos mesmos objetivos, o adorando, levando outras vidas para conhecerem a Cristo nesta existência. Quando estamos unidos com Deus, e unidos entre si, as famílias da Igreja são abençoadas, a casa de Deus é abençoada, e abençoadora, outras famílias verão a nossa união, e a alegria de estarmos unidos em Cristo, certamente desejarão desfrutar das bênçãos desta convivência pacífica e harmoniosa com Deus, como nós desfrutamos.

agua_2

Sabemos que em nossa casa, em nossa Igreja, em qualquer lugar em que o ser humano estiver, diferenças poderão ocorrer, por diferentes motivos, mas quando estamos conectados com Cristo, estas dificuldades passageiras são irrelevantes, são menos importantes, serão esquecidas, ficarão para trás, para o objetivo maior que temos em nossa missão de levarmos o evangelho da Graça, caminhando nesta existência, peregrinando felizes na certeza de estarmos unidos, em harmonia, sincronizados para que o Reino de Deus possa ser estabelecido, para que vidas possam ser salvas.

familia-cruz

Reflita: Que Deus nos ajude na peregrinação por este mundo, por onde passarmos, nos locais onde Deus permitir que o sirvamos, que possamos estar conectados em comunhão com Deus, estarmos também unidos com o povo de Deus, em harmonia com as pessoas, em conformidade com a Palavra de Deus, realizando o nosso melhor, com um coração dedicado na obra do Senhor, para que Deus seja glorificado, para que seu Reino se expanda. Louvado seja nosso Deus, que derrama das suas bênçãos em abundância, como água cristalina sobre aqueles que estão firmados em Cristo Jesus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *