Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O conforto

O CONFORTO

“Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos com saudade de Sião.”
Salmos 137:1

saudadesdesiaosalmo137

Ficamos tristes, chateados quando somos tirados da nossa zona de conforto. Quando tudo está indo bem em nossa vida, muitas vezes não damos o devido valor, a gratidão ao Deus que todos os dias pela manhã renova a bênção da vida, bem como nos abençoa com o sustento diário.

Este é um salmo de lamento do povo israelita e descreve a dor daqueles que se lembram da cidade de Jerusalém (Sião), em ruínas e não conseguem cantar no exílio imposto pelo Reino da Babilônia. Jerusalém  foi invadida, e agora os israelitas estão presos, escravos em outro país, na Babilônia, sem o conforto, a alegria de estarem desfrutando de sua própria terra. Perderam a alegria em cantar. Estão tristes, chorando, lamentando a situação em que se encontram.

ocaminhoolharparatras

O povo israelita estava junto aos rios da Babilônia tristes, chorando, se lembrando da cidade de Sião ou Jerusalém. Numa situação como esta não é nada fácil querer cantar, se alegrar, lembrando do passado. As saudades nessa hora são mais uma lembrança e recordação forçada, sofrimento mesmo recebido por quem sofre, compara dois momentos da sua vida, o atual e um momento passado, um lugar passado em que eram mais felizes do que são no momento presente.

Dois ensinamentos, dentre muitos, que podemos extrair deste precioso texto:

(1) Recordar o passado é ser grato a Deus: Deus nos possibilita lembrar do nosso passado, das boas lembranças, recordar também o socorro e livramentos pelos quais Ele já agiu em nosso favor e  sermos gratos ao Criador por tudo o que Ele já nos fez. Recordar o passado é reconhecer a Grandeza de Deus, reconhecer também a nossa insignificância e saber que se estamos vivos, com saúde, e também com as bênçãos que recebemos do Senhor é porque certamente somos pessoas abençoadas, escolhidas pelo Criador, que confiamos em Deus e podemos agora de forma sincera agradecê-lo por tudo o que Ele já fez em nossa existência.

lembrancasfotospassado

(2) Sair da zona de conforto nos faz refletir e mudar de direção: Deus permite que saiamos da nossa zona de conforto, para mudar a direção da nossa vida, nos abençoando no caminho que Ele deseja nos conduzir. O povo de Israel teve que experimentar o momento de exílio da Babilônia, e o sofrimento decorrente deste momento, permitido pelo Soberano Deus para poderem refletir e valorizar Jerusalém, e todos os valores recebidos do Senhor.

por-que-sair-da-zona-de-conforto-3

O povo de Israel recordou do seu passado, e de tudo o que Deus havia feito por eles anteriormente, quando estavam forçados no exílio Babilônico. Poderia ter sido diferente na história deste povo, mas Deus em sua Soberania permitiu o exílio para que houvesse mudança de direção, esperança e renovação de vida.

Deus permite que enfrentemos mudanças em nossa história de vida, nos tirando da nossa zona de conforto, daquilo que estamos acostumados, para podermos refletir e nos conduzir para onde Ele deseja que estejamos. O importante é sempre sermos gratos a Deus em todos os momentos de nossa vida.

mudanca_de_direcao_700

Reflita: Se hoje a tua situação de vida não é a que você sonhou, ou desejou passar, entenda que Deus permite sofrimento, circunstâncias inesperadas, e mesmo no meio da tempestade, de circunstâncias não desejadas, Deus se faz presente, Ele é real, Ele é amoroso, e se comunica conosco por meio da oração. Deus te abençoe neste tempo que você está vivendo e fora da sua zona de conforto. Que seja um tempo de restauração e renovação em sua vida. Que você possa compreender o propósito de Deus para sua vida e seguir no novo caminho que Ele te conduzirá.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *