Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O despertar

O DESPERTAR

 “como quando um homem faminto sonha que está comendo, mas acorda e sua fome continua; como quando um homem sedento sonha que está bebendo, mas acorda enfraquecido, sem ter saciado a sede. Assim será com as hordas de todas as nações que lutam contra o monte Sião.”
Isaías 29:8

despertar-sono

O texto profético de Isaías se refere à humilhação que os israelitas enfrentariam por continuarem vivendo de forma hipócrita. Os versículos de 1 até 8 descrevem um louvor vazio, e os versículos de 9 até 14 descrevem profetas cegos. Assim viviam os israelitas, nesta dualidade entre viver com um coração limpo e sincero diante de Deus, e às vezes caindo no pecado da idolatria, de procurarem seus próprios deuses pagãos e interesses desta terra, deixando o Deus invisível que os havia escolhido.

O versículo 13 é chave para a compreensão deste texto: “O Senhor diz: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens.”

O primeiro versículo desta profecia registra a ira de Deus, diante deste povo que vivia apenas de uma forma religiosa, celebrando suas festas com regularidade, mas com um coração não arrependido. Eram um povo que praticava rituais, celebrava festas, mas ao mesmo tempo tudo isto era feito apenas religiosamente, ritualisticamente, ano após ano, apenas para cumprir o calendário, relembrando o significado de cada festa, mas isto não provocava mudança alguma no dia a dia dos cidadãos. Eram fiéis na celebração das festas da Páscoa, do Pentecostes e dos Tabernáculos.

 A profecia descreve a ira de Deus sobre Jerusalém, mas seu socorro que deixa o povo atônito. A cidade seria colocada em humilhação pelos assírios em 701 a.C, lançada ao pó pela destruição iminente vinda dos seus inimigos, conforme registrada em Isaías 29:4: “Lançada ao chão, de lá você falará; do pó virão em murmúrio as suas palavras.”

A palavra de Deus descreve nos versículos 7 e 8, que como num sonho o Senhor dispersou e destruiu estes povos pagãos que assediavam a nação Israelita. Para o povo judeu o fim desta batalha foi como acordar de um pesadelo, pois seu inimigo não existia mais.

istock-519492437-min-910x510

Podemos aplicar esta profecia de ira, destruição, mas ao mesmo tempo de misericórdia, salvação de Deus sobre o seu povo, para nós cidadãos do século XXI. Muitos são os nossos problemas e inimigos no momento presente. Muitas são as situações, circunstâncias e até mesmo a religiosidade que nos afasta de Deus. Poderemos acordar hoje do pesadelo de termos uma vida longe do Deus da Bíblia. Poderemos acordar hoje, por meio de Jesus Cristo, e despertamos para um novo nascimento proposto por Deus:

gloryofgod

(1) SOMOS POVO ESCOLHIDO POR DEUS: Hoje, por meio de Jesus Cristo, somos povo escolhido de Deus, fazemos parte da família de Deus, e, também do povo “que não era povo”, mas agora em Cristo, nos tornamos povo separado, escolhido por Deus para o adorar com um coração puro e sincero diante do Senhor. O texto de Paulo aos Romanos, capítulo 11:17, nos alerta para o fato de sermos “enxertados”, ligados na oliveira que é Jesus Cristo;

(2) QUEM RECONHECE O FILHO, RECONHECE O PAI: Como povo escolhido, não somos melhores que nossos primeiros pais, ou dos nossos irmãos israelitas. Temos em nós, a mesma semente do pecado, fluindo em nós, e precisamos estar ligados diariamente em Deus, por meio de Jesus Cristo. Se quisermos ver o Pai, precisamos ver no Filho, a imagem do Pai, em João 14:8-10: “Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?
Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.” 

jesus-cruz

 

Se quisermos entender a ligação do Antigo Testamento da Bíblia com o Novo Testamento temos que compreender que Jesus Cristo nasceu entre nós há aproximadamente 2000 anos, e é o cumprimento profético de Deus, falando ao profeta Isaías, aproximadamente 800 anos antes de sua vinda. Jesus é o Ungido, o Cristo, profetizado por Isaías, e que significa o Messias de Deus que veio até nós, se esvaziando do seu poder celestial para cumprir a Gloriosa Missão dada por Deus Pai a Ele. O livro de Atos capítulo 2, versos 36, informa isto para os israelitas: “Portanto, que todo Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”. Deus também o fez Senhor.  Confessamos Jesus como nosso Salvador para sermos salvos, mas precisamos reconhecê-lo como Senhor de nossas vidas, obedecendo sua palavra, seguindo seu caminho.

(3) RECONHECENDO CRISTO, TEMOS VIDA ETERNA: Se quisermos estar conectados com Deus, precisamos reconhecer o sacrifício de Jesus Cristo em nosso favor, que nos garante a vida eterna, passaremos automaticamente da morte para a vida eterna, quando nosso tempo se findar. Relembremos o texto bíblico de João 5:19-24:  “Jesus lhes deu esta resposta: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz. Pois o Pai ama ao Filho e lhe mostra tudo o que faz. Sim, para admiração de vocês, ele lhe mostrará obras ainda maiores do que estas. Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la. Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho, para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.”Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.”

the-purpose-of-life-in-ten-minutes

Temos muitos inimigos neste tempo presente de muito materialismo. Os piores inimigos são aqueles que nos afastam de Deus e eles estão ai disfarçados até mesmo de religião e religiosidade, como também era na época do profeta Isaías, um povo que estava longe de Deus, apesar de seguir regras, rituais.

Precisamos entender que sem Jesus Cristo em nossa vida, não teremos acesso ao Pai pelas nossas realizações humanas. Precisamos analisar:- se o que seguimos religiosamente não são regras ensinadas por homens, interpretações equivocadas de Deus, conforme o profeta Isaías alertou ao povo israelita: “A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens.”

A Bíblia é muito clara quando nos mostra que Jesus é o único caminho que nos une com Deus Pai, e que se o negarmos, seremos negados por Cristo: “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.” Mateus 10:32,33.

Precisamos despertar para Cristo. Precisamos acordar e sabermos se realmente nossa vida está ligada com Deus, por meio de Jesus Cristo, que morreu em nosso lugar. Cristo nos liberta dos nossos pecados, nos dá perdão, nos tira o peso da culpa, nos liberta do esforço humano, dos sacrifícios e esforços propostos pelas religiões, nos dá plena paz, nos dá alegria e conecta com o Deus da Bíblia.

alegria

Não seremos salvos pelo que fazemos para uma religião, ou, para uma instituição religiosa aqui da terra. Não seremos salvos por realizarmos boas obras, ou, por estarmos numa instituição religiosa que nos faz sentir bem, não seremos salvos por termos boa literatura, ou termos bons amigos ao redor do mundo. Tudo isto não fará sentido se não estivermos ligados em comunhão hoje com Deus, por meio de Jesus Cristo. Quando estamos ligados com Deus, por intermédio de Cristo, recebemos o Espírito Santo de Deus em nossas vidas, aprendemos a conversar com Deus, não apenas de forma repetida, religiosa, decorada, pronunciando palavras ao vento, mas sentimos a presença de Deus interagindo conosco, recebemos as respostas concretas daquilo que oramos, conversando com o Criador.

oracaoemfamilia

Reflita:  Hoje, poderemos estar conectados com o Deus verdadeiro que a Bíblia apresenta, um Deus invisível, único, Todo-Poderoso, Onipotente, Onipresente que se apresentou primeiro ao povo de Israel, depois se apresentou a nós, que entendendo o sacrifício de Jesus Cristo, na cruz do Calvário, poderemos receber a salvação eterna dada por Deus. Deus não nos prometeu na Bíblia, um novo jardim do Éden, um paraíso na terra, humano, com bem estar humano, como dado aos nossos primeiros pais, Adão e Eva. Deus na sua Palavra, nos prometeu que se crermos em Jesus, quando morrermos, nossa consciência continuará viva na presença de Deus. E no dia do Juízo Final, nossos corpos ressuscitarão glorificados para podermos estar em novos céus e nova terra, jamais teremos lembrança das coisas passadas, estaremos para sempre Glorificando a Deus. Se gostamos de estar nesta terra imperfeita, contaminada pelo pecado, vivendo com todos os problemas que temos, imagina podermos desfrutar daquilo que Deus preparou para os que o amam, conformam o apóstolo Paulo descreve no livro de 1 Coríntios 2:9: “Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”.

Que Deus tenha misericórdia de nós e que seu Santo Espírito nos convença do nosso pecado, da necessidade de nos arrependermos da vida que vivemos, e entregarmos nossa vida para Jesus Cristo, confessando que Ele é o Cristo, o Messias prometido por Deus, e, também Ele é o Senhor de nossas vidas.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *