Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

A equipe de uma só carne

e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Marcos 10:8

Pela Palavra de Deus, somos informados que no casamento “os dois se tornam uma só carne”. É disso que se trata o casamento. Ao se casar, você se torna mais forte, mais próximo, mais eficiente, mais sincronizado, menos solitário e menos estressado, pelo menos deveria ser assim. Para que isso possa ser realmente assim, dependerá de como vocês dois trabalharão juntos como uma equipe de uma só carne, há pelo menos cinco fatores importantes que todo casal precisa considerar:

Compromisso: Se duas pessoas não estiverem solidamente comprometidas uma com a outra, o casamento delas mais cedo ou mais tarde desmoronará. A confiança é a base de um bom casamento, e a confiança começa com o compromisso. Cada um de vocês precisa saber que seu cônjuge está comprometido com você e seu casamento. Os votos tradicionais do casamento dizem: “no melhor ou no pior; na riqueza e pobreza; na saúde e na doença; amar, honrar até que a morte nos separe.”  Este é o verdadeiro compromisso. Priscila e eu temos o compromisso de não usar a palavra divórcio. Pois estamos totalmente comprometidos em sermos honestos e leais em amor ao longo da vida.

Comunicação: sem comunicação, qualquer equipe ficará com problemas.  É importante que você comunique seus pensamentos, planos e opiniões regularmente ao seu cônjuge. Você também precisa comunicar seus sentimentos – alegrias, medos e frustrações. A boa comunicação é a chave para um bom casamento. A comunicação forma a conexão que permite que você se entenda e se aproxime. Quando a comunicação fica pausada, seu relacionamento fica frio, distante e se torna insatisfatório.

Coordenação: sem coordenação, seu casamento enfrentará conflito e tensão; vocês se encontrarão trabalhando um contra o outro. Coordenação significa descobrir uma maneira de trabalhar em conjunto usando os talentos e as habilidades dos cônjuges em favor do casamento. Isso significa não competir entre si e também não deixar que uma pessoa faça todo o trabalho. Quando seus esforços são coordenados, a vida transcorre sem problemas. 

Consideração: Sem consideração, os sentimentos são feridos. A falta de consideração gera egoísmo, e jogadores egoístas prejudicam um time. Os verdadeiros colegas de equipe demonstram consideração pelos sentimentos, interesses, necessidades, desejos e preferências de seus parceiros. Pedro diz aos maridos que 
Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. 1 Pedro 3:7
Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor,pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Efésios 5:22,23
Isso funciona para maridos e esposas. Quando sou atencioso com minha esposa ela tende ser atenciosa e sensível comigo. Você poderá se surpreender com seu cônjuge, pois ele(a) poderá retribui  excedendo em muito o que você ofereceu. Quando consideramos o outro, nossa comunicação e coordenação melhoram. E o mesmo acontece com o nosso casamento.

Clareza: sem clareza de visão, uma equipe não tem objetivo ou direção. Os jogadores irão vagar sem rumo ou em círculos. Sonhos nos dão clareza. Eles nos energizam, nos motivam e nos dão esperança. Quem não sabe para onde está indo, não chegará a lugar algum. Não deixe isso acontecer com o seu casamento. Planejem o futuro com entusiasmo e antecipação. Também, se estiverem passando por uma crise, se alguém no lar está enfermo, tenham isso em mente. Façam uma análise clara do momento em que estão vivendo e se adaptem a ele da melhor forma. Tenham real clareza do momento em que estão inseridos e planejem o futuro com entusiasmo.

Pr. Cleber Batista


Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *