Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – A Bíblia um livro sempre atual

dna-strand-on-bible-600x360“Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa”. Marcos 7:13

Jesus Cristo quando esteve aqui, presencialmente com a humanidade, confrontou os religiosos de sua época reforçando a importância da Bíblia, das Sagradas Escrituras e dizendo para eles que a tradição deles, o comportamento deles, transmitido de geração em geração, era contrário ao que eles haviam aprendido por meio de Moisés e que estava registrado na Bíblia. A vida daqueles religiosos, daquelas pessoas do primeiro século da era cristã era norteado pela tradição, por ensinamentos de homens e não pelo que Deus esperava da vida deles.

Neste mesmo contexto histórico vemos Jesus informando a distância daqueles “religiosos” em relação ao que Deus esperava deles: “Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” Marcos 7:6.

A Bíblia é a Palavra de Deus! A Bíblia é a resposta de Deus para o coração perdido do homem que vive como se Deus não existisse. Durante séculos muitas religiões, filosofias de vida, intelectuais, reis e governantes tentaram atacar seus ensinamentos, proibir sua leitura, esconder da humanidade a Revelação de Deus para o coração do homem.

Muitos utilizam a Bíblia de forma errada. A Bíblia não tem em seu objetivo ser para nós um livro científico. Deus nos concedeu a Bíblia para ela ser o manual que o homem precisa para conhecer a vontade de Deus. Os inimigos da Bíblia procuram nela contradições, erros para tentar denegrir seus ensinamentos e desestimular a leitura por parte daqueles que ainda possam ser salvos por sua mensagem salvadora. Apesar da Bíblia não ter por objetivo ser um livro científico, não existe nas sagradas escrituras nenhuma contradição doutrinária, histórica ou científica. O texto bíblico se explica em seu todo pelo próprio texto bíblico.

Não devemos ler a Bíblia utilizando-se apenas de um texto específico (um versículo isolado). Precisamos conhecer profundamente seus ensinamentos dentro do contexto bíblico, cultural, histórico que aquele ensinamento foi proferido e aplicá-lo de forma prática para a realidade que vivemos hoje.

Aplicação Prática:

Para entendermos a intenção de Deus para nossas vidas, através da leitura de um texto bíblico, precisamos ler o texto várias vezes, identificar o assunto apresentado no texto, as palavras chaves (palavras que são importantes no texto, como por exemplo, os verbos, que identificam as ações que estão acontecendo), precisamos entender o significado das palavras em seu idioma original hebraico (antigo testamento) e grego (novo testamento).

Se você não estudou hebraico e grego, não precisa se preocupar com isto, hoje existem dicionários que nos ajudam a entender o significado real das palavras em seu idioma original e certamente, o pastor de uma igreja séria e reformada, como a igreja presbiteriana, ao preparar seu sermão, irá fazer este estudo para poder traduzir numa linguagem que entendamos o significado pretendido pela mensagem original.

Precisamos perguntar para o texto bíblico: “para quem foi escrito?”, “quais são os personagens envolvidos na história bíblica?”, “qual o ambiente cultural daqueles personagens?”, “qual era o contexto histórico, geográfico envolvido?”, “qual a época que o texto bíblico foi escrito e a época que a história escrita foi vivenciada?”, “quem escreveu o texto bíblico?”, “qual a mensagem que Deus está nos trazendo hoje para nossas vidas, através do texto bíblico lido?”, “qual a motivação de Deus ao nos deixar determinada história bíblica?”, dentre algumas perguntas que podemos fazer para compreendermos melhor as Sagradas Escrituras.

Parece difícil fazermos isto? Mas, não é. Com boa vontade nós seremos leitores apaixonados da Bíblia.

Quando lermos a Bíblia de forma regular, diária, com um coração sincero que deseja buscar a presença de Deus, gradativamente com o tempo, com as leituras que fizermos, iremos conhecendo Deus, aprendendo seus ensinamentos, transformando nossas vidas, porque a Bíblia é “lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos”´, conforme: Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105.

A Bíblia nos ajuda a caminhar pelos caminhos difíceis desta vida, pela estrada de um mundo incerto, inseguro, que vive como se Deus não existisse, dando-nos luz, direção, nos conduzindo para a presença de Deus, ajudando-nos a vencer as batalhas desta vida, a superar obstáculos, a vencer desafios, a intensificar nossa comunhão e relacionamento com o Criador e entendermos que não estamos sozinhos.

A leitura da Bíblia nos ajuda a caminharmos com a presença de Deus. Sua mensagem escrita nos dá apoio, conforto, motivação, coragem, alegrias inesperadas, paz, eliminando o medo e a ansiedade, afastando de nós o peso,  a carga, as pressões de um mundo altamente competitivo, nos protegendo do mal, nos ajudando a vencer as tentações e o tentador, nos ajudando a fugirmos do pecado.

Com o tempo estaremos tão familiarizados com seus ensinamentos, com os versículos bíblicos memorizados, que quando o tentador se aproximar de nós, para nos derrotar, lembraremos da Bíblia, como Jesus fez quando foi tentado.

Jesus ao derrotar o inimigo no deserto o fez, se referindo a Palavra de Deus, aos ensinamentos da Bíblia. E Jesus venceu o diabo no deserto (Mateus 4:1-11)  afirmando para o tentador textos bíblicos:- Jesus respondeu, quando o diabo disse para que Ele transformasse pedras em pães:  “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”.Mateus 4:4 e também o diabo confrontou Jesus utilizando um texto bíblico: “Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”.Mateus 4:6. E Jesus respondendo ao tentador disse: Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”.Mateus 4:7. E o diabo, querendo que Jesus o adorasse, ofereceu todos os reinos do mundo para Jesus (que os criou e estava presente na criação do universo). Jesus em seu diálogo, continuou reforçando a importância da Bíblia, dando uma resposta bíblica para o tentador: Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”.Mateus 4:10.

Jesus Cristo reforçou a importância da Bíblia ao utilizá-la na confrontação com o Diabo, ao responder utilizando-se de verdades bíblicas, afastando o tentador de sua presença.

O homem pós-moderno nos diz que “Nada é verdade” ou que “A verdade existe, mas não podemos conhecê-la”. Para este homem que continua negando a Deus, tem em sua mente e sua voz a oposição a tudo que provém de Deus, existe um livro secular, denominado “E a Bíblia tinha razão”, de autoria de Werner Keller, dentre diversas outras comprovações científicas que demonstram a veracidade da Bíblia e a existência de Deus. Este livro mencionado não é um livro religioso, nem tão pouco escrito por um teólogo que está defendendo a fé crista. O autor registra em seu livro diversos acontecimentos bíblicos que se comprovaram pela ciência moderna, de forma arqueológica e histórica e que hoje sabemos que realmente existiram e não são lenda ou fatos mitológicos, como desejam aqueles que não acreditam nas Sagradas Escrituras.

Nós, cristãos, não precisamos deste livro “E a Bíblia tinha razão”, para crermos na veracidade das escrituras. Entendemos que a Bíblia não apenas “tinha razão”, pensando no passado, mas que a BÍBLIA TEM RAZÃO, pensando neste tempo presente que vivemos.

A ciência moderna já nos traz provas científicas que somos seres únicos, com personalidade única e cientificamente temos aí diversas provas, como por exemplo, que nunca existiu e nunca existirá outra pessoa como eu e você: – nossas impressões digitais, nosso DNA, nossa forma de olhar (pela biometria, possibilitando a leitura de nossa íris), reconhecimento de voz, são alguns exemplos científicos, já comprovados que permitem identificar um ser humano de forma única e inconfundível. 

Deus nos fez únicos, como a Bíblia assim nos descreve e a ciência chegou agora a esta mesma conclusão.

Os ensinamentos da Bíblia são harmônicos e um livro na Bíblia não entra em contradição com outro livro. Nós cristãos pela fé entendemos que a Bíblia é a Palavra de Deus e sabemos que as profecias bíblicas cumpridas são provas da veracidade bíblica dentre outras possibilidades de crermos na Bíblia.

Cremos nela, porque ao nos relacionarmos com Deus, lendo sua palavra, podemos experimentar do amor de Deus, revelando sua vontade para nós através das páginas da Bíblia que saltam para nossa alma de pecadores, podemos escutar a voz de Deus e entender sua Santa Vontade revelada nas escrituras.

38238-bible-imagery-1200w-tn

Que Deus nos ajude neste tempo presente, no dia que se chama Hoje, a lermos a Bíblia, buscarmos entendimento em seus ensinamentos, se relacionarmos com o Eterno através da sua mensagem, aprendermos a vontade de Deus revelada na Bíblia e especialmente praticarmos o que estamos aprendendo, impactando as pessoas ao nosso redor.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *