Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Viagens maravilhosas x recupere a visão

Então ele se pôs a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! “
Os que iam adiante o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim! “
Jesus parou e ordenou que o homem lhe fosse trazido. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou-lhe:
“O que você quer que eu lhe faça? ” “Senhor, eu quero ver”, respondeu ele.
Jesus lhe disse: “Recupere a visão! A sua fé o curou.
Lucas 18:38-42

cego-de-jerico

(O cego Bartimeu e a cura de Jesus Cristo)

Vou resumir a história relatada para podermos compreender o texto:

Jesus passava pela cidade de Jericó e a beira do caminho estava um cego sentado, chamado Bartimeu, pedindo esmolas.

Por onde Jesus passava existia uma multidão ao seu redor querendo ser abençoada. Aquele deficiente visual sabia disto e gritou para o Mestre Jesus: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Os que estavam por perto, o repreenderam, mas o cego gritava ainda mais, para chamar a atenção de Jesus. Jesus pediu para trazerem o cego para perto Dele.

Trouxeram o cego até Jesus e quando ele estava perto do Mestre, Jesus lhe perguntou:- o que deseja que eu faça? E o cego lhe disse: eu quero ver. Jesus prontamente lhe disse: Recupere a visão. A sua fé o curou! Imediatamente, o deficiente recuperou sua visão e seguia a Jesus, glorificando a Deus.

Aplicação Prática:

Lições e aplicações práticas para nós cidadãos do século XXI:

1) COMO VOCÊ ENXERGA O MUNDO?

Podemos ser deficientes visuais, ou não, fisicamente, mas, pior do que não poder ver a luz do mundo, não poder ver as belas paisagens que o mundo nos apresenta, ver as pessoas, olharmos para o céu, vermos o mar, contemplarmos os animais e a natureza rica que Deus criou, muito pior do que isto, em ser cego fisicamente, é:- ser cego espiritualmente.

Ser cego espiritualmente é não poder compreender Deus e receber de Deus as bênçãos, as promessas que você necessita para caminhar neste mundo triste e vazio.

Ser cego espiritualmente, é: passar por este mundo e até ter viajado pelo mundo inteiro, conheceu a Europa, conheceu os EUA, conheceu a Austrália, o Japão, a China, a Índia, e até fez uma excelente viagem para os emirados árabes, conheceu a África e a América do Sul, conheceu as belíssimas praias e os países, da América Central, fez também, aquela viagem inesquecível para a Patagônia, e até viajou para Israel e conheceu os lugares sagrados, por onde Jesus passou.

paisagens-do-mundo

(Viagens maravilhosas pelo mundo)

Mas, se você passar,  por este mundo, sem ter feito a maior viagem que poderia ter feito, a viagem de entregar sua vida para Jesus e caminhar com Ele aqui na terra, a viagem de ter uma relação pessoal com Deus, de ter a experiência de uma vida com Deus, poder ter conversado com ELE, e ter recebido suas respostas, não adiantará nada, de nada servirá todo este conhecimento, cultura, aprendizado e prazeres que você usufruiu nestas viagens, quando você estiver partindo para a última viagem, que você e toda a humanidade fará, a viagem obrigatória de sua morte.

Meu amigo, minha amiga, ter viajado pelo mundo inteiro, sem ter feito a principal viagem que você pode fazer, que é a viagem na direção de Deus, não significará nada para você, no momento final de sua vida aqui na terra.

Um mundo sem princípios e sem valores. Um mundo sem ética e totalmente sem amor. A vida não tem mais valor. O dinheiro é o que conta.

Sem Deus, o homem não pode viver e sobreviver. Está fadado, a caminhar para sua própria destruição.

Muitos tem uma visão distorcida e errada de Deus:- creem num Deus que é tudo, e está em todos os lugares, segundo sua visão, e fecham sua mente, seus ouvidos, seu coração para ouvir e receber informações que dizem respeito a visão bíblica de Deus, que se apresenta na Bíblia para nós, como:- um DEUS pessoal, um ser pessoal, que se importa com você e que você pode experimentá-lo e provar se é bom ou não, se relacionando com ELE aqui na terra em oração, como você se relaciona com seus familiares e com as pessoas que convivem com você diariamente. Você pode se relacionar com Deus diariamente, pense nisto.

2) O CEGO DE JERICÓ TOMOU UMA DECISÃO

O Cego de Jericó tinha consciência de que algo errado acontecia com ele, que o fato de não enxergar o impedia de ter uma vida plena aqui na terra. Para sobreviver, pedia esmolas.

Então, o que o cego fez?

 Esperou Jesus passar a beira do caminho.

Após o cego responder para Jesus: eu quero ver, Jesus, a Palavra manifesta, o autor da Vida, o DEUS conosco Todo-Poderoso, respondeu para o cego: recupere a visão.

Podemos hoje, estar bloqueados e não enxergarmos as coisas belas da vida e o sentido da vida, porque estamos limitados pelas nossas deficiências e visões equivocadas, por uma visão errada do mundo, pelos nossos preconceitos, que recebemos em nossa casa, ou na enxurrada de informações que negam a Deus na mídia, ou pela nossas crenças, pela nossa religião, pela nossa cultura, e por tantos outros motivos.

A decisão do cego de Jericó foi se encontrar com Jesus, prestar atenção em Jesus, crer em Jesus pela sua própria fé e a partir daí a resposta que esperava aconteceu.

JESUS DISSE: RECUPERE A VISÃO.

Hoje, nós podemos tomar uma decisão de se encontrar com Jesus Cristo.

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim” (evangelho de João 14:6)

Jesus é o único caminho (retire de sua mente a frase: “todos os caminhos levam a Deus”, isto não é verdade,  pense, reflita, teste o caminho que você segue, e veja se ele está lhe dando segurança, paz no coração, alegria, motivação, certeza do que irá acontecer após sua morte, objetivos concretos de você saber onde você estava no passado, onde você está hoje e onde você chegará seguindo este caminho).

Jesus é a verdade (o mundo que você vive, apresenta diversas formas de aparência de verdade,  você pode estar numa delas, achando que está certo, achando que está fazendo a coisa certa, mas você não tem paz no seu coração, você não tem segurança, você não consegue dormir a noite, você fica preocupado com o amanhã, então sua verdade, não está lhe dando uma resposta para suas necessidades de vida neste mundo.

Jesus é a vida (esta não é apenas uma mera frase escrita num livro preto, chamado Bíblia), Jesus Cristo é algo real, que pode ser vivenciado neste mundo, não como muitos o enxergam, com um profeta que passou por aqui e fez coisas boas, mas foi injustiçado e morreu, ou outros que de forma mágica colocam alguma referência deste Mestre em sua vida, mas deixam apenas aquele símbolo pendurado em seu pescoço, e fica apenas no símbolo, que por si só, não lhe dará respostas alguma.

O túmulo de Jesus está vazio. Após sua morte, ele Senhor e Autor da Vida, disse que ressuscitaria, isto é, levantaria do túmulo, e fez isto, foi visto por mais de 500 testemunhas oculares após sua morte e ressurreição e por um período aproximado de quarenta dias.

o-sucesso-de-jesus

3) VISÃO DE JESUS PARA SUA VIDA

Muitos de nos hoje, estamos sorrindo exteriormente para o mundo, mas em nosso interior, em nossa alma, somos inseguros, tristes, abatidos, nos sentimos perseguidos, infelizes, correndo através do dinheiro, dia a dia, num ciclo interminável de acordar, trabalhar, se alimentar, se preocupar com boletos a pagar, se preocupar com problemas pessoais, esperar pelos outros, ou por mudança de circunstâncias para sermos felizes e dormir, e isto num ciclo repetitivo e interminável até morrer.

Neste estilo de vida, nunca teremos tempo para Deus.

deus-e-sua-vida

Não seremos salvos por realizarmos boas obras aqui na terra. Até mesmo, muitas pessoas, com muitas boas intenções, podem ter até realizado muitas boas obras em sua vida aqui na terra, até mesmo pessoas com índole má, em algum momento de suas vidas, podem ter realizado boas ações aqui na terra. Mas, estas ações, por si só, são insuficientes e não nos dão direito a recebermos nada, absolutamente nada de reconhecimento de Deus.

Qual é a visão de Deus?

 Que recebamos Jesus Cristo em nossos corações de forma totalmente gratuita.

A nossa própria justiça, o nosso próprio esforço, é insuficiente e não será jamais aceito por Deus.

Deus deseja que você hoje, possa tomar uma decisão na direção de Jesus Cristo, recebê-lo como Salvador pessoal de sua vida, crer que o sacrifício de Jesus Cristo, lá na cruz do Calvário, foi feito por amor a sua vida, por amor a você.

Creia em Jesus Cristo, e tome a decisão na direção de Deus, como fez o cego de Jericó.

Deus deseja hoje que: –  você entregue sua vida em suas mãos, reconhecendo Jesus Cristo em seu coração.

Se você entendeu esta mensagem e deseja receber Jesus Cristo em seu coração, faça a seguinte oração:

“Deus Todo-Poderoso, Criador de todo o Universo, reconheço que sou pecador, e que Jesus Cristo, pagou ali na cruz do calvário, por minhas culpas e pecados, pela minha desobediência a Deus. Que Jesus Cristo cumpriu sua missão aqui na terra para poder me salvar, para poder vencer a morte e para que eu, crendo na sua morte e na sua ressurreição, possa também segui-lo aqui na terra, possa também vencer a morte, e receber a Salvação Eterna e Vida Eterna nos céus. Em nome de Jesus Cristo, eu oro meu Deus, e recebo Jesus Cristo, em meu coração, Amém.”

Deus abençoe sua vida!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *