Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Um sono restaurador

“Estabelecerei paz na terra, e vocês se deitarão, e ninguém os amedrontará.”
Levítico 26:6a

sonorestaurador

 Este texto, do livro de Levítico, descreve as preocupações que tiravam o sono dos israelitas.

Analisando o contexto eram muitas as preocupações: povos inimigos, os fenômenos da natureza, como a falta ou excesso de chuva, que poderiam prejudicar a plantação e a colheita das uvas. A produção de frutos pelas árvores do campo. Os animais selvagem que poderiam atacar o rebanho de animais ou até mesmo as pessoas. As muitas guerras que surgiam de forma inesperada (versículos 4 a 6).

Diria que o povo de Israel necessitava da presença de Deus para sua segurança e para terem paz em seu coração, para poderem se deitar à noite e nada lhes tirar o sono, para que o medo não lhes perturbasse e tirasse o foco de uma vida de relacionamento e Aliança com o Criador.

 Pare, reflita e responda: o que pode estar tirando o seu sono restaurador?

Aplicação Prática

 Um dos grandes vilões de nossa época moderna é não conseguirmos dormir durante a noite, tendo noites de insônia ou noites mal dormidas, com nosso sono intermitente, não tendo um sono restaurador.

Hoje, existem até clínicas e laboratórios do sono, especializados em analisar suas reações e o que acontece com seu corpo antes, durante e nos momentos que antecedem o seu acordar. Analisam a qualidade do seu sono e como melhorar a questão da respiração e o seu bem estar durante a noite.

Gostaria de pensar com você:- no que pode estar te tirando a paz do seu coração, provocando em você o medo e problemas relacionados à noites mal dormidas.

Isto é terrível, e sabemos que termos uma vida muito rica e com muitos bens também, não nos dará a garantia de termos uma noite de sono adequada.


O dinheiro “não” nos garante uma boa noite de sono

Assistindo na TV por assinatura a um programa chamado “Autópsia de Famosos”, vamos ver que na maioria das análises pós morte de artistas famosos, do show business americano, muitos morreram não apenas por questões de drogas pesadas e ilícitas, mas de remédios comuns receitados por médicos, para que estes conseguissem dormir à noite, que combinados com uma vida estressante, falta de paz interior, pressões externas e bebidas alcoólicas, levaram muitos destes ídolos midiáticos para o óbito.


Cuidados básicos em nosso quarto “não” nos garante uma boa noite de sono

Existem algumas orientações médicas para termos um bom sono, como: não consumirmos cafeína no período noturno, fazermos refeiçoes mais leves e com menos proteínas durante o jantar, evitarmos ficar com celular ou TV ligados em nosso quarto, termos um quarto escuro e um colchão e travesseiro confortáveis, evitarmos tomar muito líquido antes de dormir, enfim, são conselhos básicos que nos ajudam a dormir melhor.


Ainda assim, nem nosso dinheiro e posição social, nem os conselhos básicos de uma boa noite de sono, podem dar paz aos nossos corações e garantir um sono restaurador.

Vivemos num mundo altamente complexo, e as preocupações dos israelitas que poderiam tirar o seu sono, passam longe hoje das preocupações e dos desafios que enfrentamos neste mundo dito tecnológico e moderno.

 A solução para podermos ter paz em nossos corações e termos noites abençoadas de sono está em Deus.

Porém, Deus “não” estabelece uma solução para você, nos modelos abaixo:

1. Da estória de Aladim e a lâmpada maravilhosa. Nesta estória fictícia da literatura árabe, Aladim ao esfregar a lâmpada tem acesso ao Gênio da lâmpada que lhe atende seus desejos. Deus não é como o Gênio da estória da lâmpada que atende a todos os desejos de Aladim. Deus não é um Deus que nós devemos buscá-lo apenas para resolver nossos problemas, nossos desejos imediatos, como é o desejo de termos uma boa noite de sono, não devemos ser como Aladim e ver em Deus o Gênio da lâmpada.

2. Da troca ou barganha por um sacrifício ou promessa realizada. Muitas pessoas buscam soluções para seus problemas, no modelo da “barganha” ou “troca” com Deus. Se Deus me ouvir e eu conseguir dormir, daqui para a frente, então “eu prometo” fazer isto ou fazer aquilo, ou eu pagarei uma promessa, por exemplo, de doar uma cesta básica, durante um ano, para uma família carente, ou de subir cem degraus de uma escada de joelhos. Deus não é um Deus de barganhas, de trocas. 

A relação que Deus deseja estabelecer conosco é uma relação de Aliança (amizade e familiar), como o livro de Levíticos descreve:

“Andarei entre vocês e serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo.”
Levítico 26:12

Deus quer ser o seu Deus, te dar paz ao seu coração e assim você terá noites tranquilas de sono restaurador, apesar dos problemas e das lutas de um mundo cada vez mais complexo.

Hoje, podemos estabelecer esta aliança com Deus, através de Jesus Cristo.

“Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.”
Lucas 22:20

Jesus estabelece conosco uma aliança em seu sangue, quando reconhecemos que o sacrifício de Cristo na Cruz do Calvário foi por nossos pecados.

Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.”
Isaías 53:5

presentes-cruz

O castigo de nossos pecados na Cruz que estavam sobre Jesus Cristo, nos justificam perante Deus e nos trazem a paz permanente, a nossa reaproximação perante Deus, fomos curados de nossas feridas, do nosso pecado, de tudo que nos afasta da presença Santa do Criador e temos direito a sermos filhos de Deus, temos paz em nosso coração e a vida eterna quando partirmos deste mundo.

Somente em Jesus teremos paz perene em nosso coração, em meio às aflições e tempestades desta vida.

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
João 16:33

Que possamos dizer como o salmista:

“Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.”
Salmos 4:8

luarepazcomdeus

Somente Jesus Cristo poderá nos dar nesta jornada uma vida de segurança e paz.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *