Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O medo

 O MEDO

“Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti.”
Salmos 56:3

istock-519492437-min-910x510

Este é um salmo de lamentação de Davi, escrito quando os filisteus o prenderam na cidade de Gate. O salmo registra os temores de alguém na prisão, sofrendo por estar indefeso e ameaçado. Davi tinha um relacionamento profundo com Deus, sabendo que Deus estava com ele naquela situação difícil que estava vivenciando.

Davi confiava em Deus e também experimentava as misericórdias do Senhor sobre sua vida, dizendo nos dois primeiros versículos: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, pois os homens me pressionam; o tempo todo me atacam e me oprimem.Os meus inimigos pressionam-me sem parar; muitos atacam-me arrogantemente.”

 Vivemos um tempo que somos submetidos à muitas pressões. Vivemos conectados a celulares. O tempo todo tensos, preocupados em interagir com amigos virtuais, preocupados em responder as mensagens que recebemos no smartphone.  Distraídos e tensos. A tecnologia nos tirou da realidade da vida. Hoje, somos escravos da tecnologia, e nem percebemos isto. Não conseguimos desligar nossos aparelhos. Algo esquisito que nos domina, nos tira da realidade, e algumas vezes somos induzidos ao medo pela tecnologia.

Não nos comunicamos com quem está ao nosso redor!

tech_bw

Conectados com o mundo, mas distante de pessoas próximas a nós!

Vivemos um tempo de incertezas e indefinições. Neste ambiente moderno e hostil que experimentamos diariamente, recebemos em nós mesmos esta carga negativa de circunstâncias que não estávamos preparados para enfrentar.

O salmo de Davi torna-se muito atual pois ele se sentia pressionado, oprimido, atacado por muitos inimigos. Os inimigos modernos são outros, alguns reais, alguns virtuais, alguns que não conhecemos, bem como circunstâncias que podemos viver em função da violência urbana.

mundomoderno

O medo é um fator dominante em nosso mundo moderno!

Sem percebermos o medo nos tira do foco, distorce a realidade, muda nossas reações, transforma nossa forma de vivermos e reagirmos à realidade desta vida, cada vez mais hostil em um mundo moderno, mas violento. Precisamos tomar cuidado para que estas situações adversas, estes inimigos inesperados e modernos, não venham trazer sobre nós o desenvolvimento de síndromes psicológicas, tão comuns e próximas de nós, neste tempo de muitas mudanças e transformações.

medonomundomoderno

A Bíblia nos traz de forma clara e simples, a possibilidade de termos Deus presente em nossas vidas, confiarmos Nele, dependermos Dele em cada dia. A solução para o medo do mundo moderno e tecnológico, não é diferente da solução vivenciada por Davi. Davi confiava nas misericórdias de Deus. Davi confiava em um Deus pessoal, que o amava, que se preocupava com seus temores, com seus medos e exercia misericórdia sobre Davi, salvando-o dos seus perigos reais, como Davi reconhece nos últimos versículos de 11 até 13, do salmo: “nesse Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o homem? Cumprirei os votos que te fiz, ó Deus; a ti apresentarei minhas ofertas de gratidão. Pois me livraste da morte e os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos.”

medoeoracao

Quando temos este relacionamento que Davi tinha com Deus, vivemos pela fé e não pelo que vemos. Vivemos pela fé em um Deus pessoal, que nos trata como filhos. Davi dizia para Deus que o homem não poderia fazer nada sobre ele, apesar de saber que eram muitos os seus adversários.

A confiança de Davi em Deus era real, e ele estava preocupado em agradecer a Deus, por tantos livramentos, sendo grato a Deus por tantas experiências que ele reconhece o livraram da morte.

Este é o relacionamento que Deus espera que você desenvolva com Ele, vivendo esta vida pela fé, com confiança, com liberdade de viver, vivendo com leveza sua vida, e não com medo e temor.

Que a paz de uma vida com Deus, uma vida de comunhão em oração, lendo a Bíblia, refletindo de forma grata por tudo o que Deus já fez por você, possa ser a sua realidade de vida.

relationship_with_one_other2of2

Reflita: Viver com Deus é algo possível. Jesus nos apresenta na cruz:- sua própria vida em nosso favor, para que possamos, crendo Nele, nos unirmos com Deus. Uma vida relacional com o Criador do Universo, por meio de uma vida de discípulo de Jesus Cristo, promoverá em nós um estilo de vida, desfrutando o amor, a paz de Jesus em nosso coração, e de vivermos sem medo o dia de amanhã, e sem medo dos adversários e adversidades que este mundo nos apresentará.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *