Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O espelho

O ESPELHO

E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. (2 Cor. 3.18 ARA)

cosmovisao

A Bíblia nos ensina que o evangelho de Jesus Cristo está encoberto, ou seja, não é recebido por aqueles que estão vivendo uma vida como se Deus não existisse. O texto bíblico de 2 Coríntios capítulo 4, verso 3, nos diz que estas pessoas estão cegas para o evangelho, estão se perdendo por não conhecerem o evangelho de Jesus Cristo, relembrando a Bíblia: Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.

guias-ciegos-1024x768

 Nós, que conhecemos a Cristo, e que recebemos Ele em nossos corações seremos os porta vozes do evangelho, da mensagem preciosa de vida e salvação para estas pessoas que estão se perdendo, pessoas que estão longe da presença de Deus em suas vidas.

11562881-one-person-different-in-the-crowd

Deus deseja que todos os cristãos sejam semelhantes ao nosso Senhor Jesus Cristo. A base bíblica para entendermos este fato, que devemos em cada dia sermos transformados para parecermos menos com nós mesmos, e irmos migrando para a identidade de Cristo, nos ajudará a viver esta vida no propósito de Deus para esta questão, uma vida cumprindo o chamado para o evangelho. Vamos analisar três textos da palavra:

Primeiro texto, no livro de Romanos 8:28-30: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.”  Deus nos escolheu. Somos chamados de acordo com o propósito de Deus para um objetivo específico de sermos parecidos com à imagem de Cristo (“conformes à imagem de seu Filho”). Somos justificados quando cremos no sacrifício de Jesus em nosso favor. Seremos glorificados um dia.

clouds

Segundo texto, no livro de 2 Coríntios 3:18: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” Antes de conhecermos a Cristo, estávamos com os nossos olhos fechados para o evangelho da Bíblia, distantes e longe da presença de Deus. Todos aqueles ensinamentos eram obscuros para nós, não os entendíamos. Agora que entregamos nossa vida para Cristo, crendo no seu sacrifício em nosso favor, poderemos compreender o significado de viver esta nova vida, vivendo para a Glória de Deus. A Graça de Deus se manifestará em nós:- quando humildemente reconhecermos que não poderemos salvar a nós mesmos, por qualquer forma e meio deste mundo (nossa religião, nossas boas obras, nosso bom comportamento e caráter, nossa vida moral, etc), então o Espírito Santo de Deus habitará em nosso coração, e seremos transformados, diariamente, pelo próprio Espírito de Deus que habita em nós, não é pelo nosso próprio esforço, mas Deus agindo em nossas vidas, pela sua Graça, e somente pela sua Graça seremos santificados, mais parecidos com a identidade de Jesus Cristo. O propósito de Deus para nós, aquilo que Deus de antemão escolheu para sermos, se torna real no tempo e no espaço, quando nos entregamos para Cristo, e somos transformados pelo Santo Espírito de Deus, habitando em nós.

happy-people-and-unhappy-people

Terceiro texto, na epístola de I João 3:1-2: “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.”  A essência de Deus Pai é o amor, e este amor de Deus foi manifestado a nós pecadores, a nós que estávamos com o rosto encoberto, com os olhos vendados para o evangelho. Quando nossos olhos são abertos para o evangelho de Cristo, para a Graça Salvadora previamente destinada por Deus, para quem Ele chamar, então quando reconhecemos Cristo em nossa vida, crendo que Ele morreu em nosso favor, somos chamados por Deus, de “filhos de Deus”, nos tornamos parte da família de Deus. E como Cristo, seremos rejeitados pelo mundo, porque da mesma forma como o mundo não conhece a Cristo, nós quando nos manifestarmos com a vida de Cristo, agindo em nós, seremos também rejeitados pelo mundo. A bênção de podermos prosseguir no Evangelho da Graça, no evangelho ensinado por Cristo, é que dia a dia, somos transformados na imagem de Cristo, na pessoa e caráter de nosso Salvador Jesus, e um dia seremos glorificados, plenamente semelhantes a Cristo, o veremos como ele é. Da mesma forma como Cristo falava do evangelho, da sua mensagem de salvação, nós falaremos e alguns ouvirão, e desejarão seguir a Cristo, outros não nos ouvirão.

faces-1

Reflita: Nesta existência iremos refletir, como um espelho reflete, a imagem para a qual estamos com os nossos olhos fitos. Se olharmos para este mundo, para suas obras, refletiremos o que as pessoas que não conhecem a Cristo, refletem, ou, seja, uma vida longe de Deus, uma vida baseada no materialismo, no secularismo, no deus deste mundo. Se olharmos para Deus, se olharmos para Cristo, certamente iremos refletindo esta imagem gloriosa de nosso Salvador para aqueles que não o conhecem. Que diariamente possamos ser transformados na vida de Jesus Cristo. Que possamos caminhar pela fé, vivendo uma vida de paz com Ele, aprendendo seus ensinamentos nas escrituras, compartilhando o seu caráter e comportamento para aqueles que não o conhecem. Que o amor de Cristo se manifeste através de nós. Que possamos viver esta vida para a Glória de Deus!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *